2 de agosto de 2009

Bons modos? deixa disso...

Não sei o que me irrita mais: as pessoas políticamente corretas, ou aquelas que criticam a tudo e a todos com menos escrúpulos possíveis só pra contrariar!
De qualquer maneira, os dois casos são frutos gerados de um código de leis que algum dia alguém criou acreditando que para que a vida em sociedade funcione, é necessário uma certa ordem. Como todos nós podemos ver: não deu certo.
Logo o conjunto de regras que incialmente deveria ser "necessário para ordem" passou a ser uma ferramenta de auxílio na construção da imagem pessoal, e daí pra frente, meu amigo.. bom, nem preciso falar, afinal todo mundo sabe que está cheio de pessoas que pouco se importam com a imagem que vão passar, ou até daquele tipinho que quanto mais regras quebrar mais acha que está causando.
Sem pensar muito, me ocorreu: As mesmas cócegas que eu sinto na língua quanto escuto alguém fazer um comentário pré-conceituoso, generalista ou idealista (dentre muitos outros que me fazem acreditar que a pessoa que estou ouvindo é cega para a tudo que estaja a pouco mais de meio palmo além do seu próprio umbigo) são exatamente as mesmas cócegas que uma pessoa sente minutos antes de gritar "tinha que ser nordestino!", e quem mora no estado de São Paulo sabe que é uma frase muito comum, dentre outras...
Respeito é a segunda palavra mais clichê do século XXI, e só não é a primeira pois "aquecimento global" é imbatível. Entretanto ficar repetindo a palavra, quase como um mantra não faz - necessáriamente - que agente se lembre do significado dela.
Pra que ficar perdendo tempo se preocupando "se pega bem", quando na verdade por trás disso existe uma mente que incansávelmente está tramando, invejando, rindo, comparando, espumando entre outros gerúndios...

2 comentários:

  1. Paulistas, Paulistanos e afins não podem se xingar, afinal São Paulo é o estado mais heterogêneo do Brasil. Falar que nós não somos feitos de preconceitos é uma baita mentira, primeiro julgamos, depois confirmamos.

    ResponderExcluir
  2. Qual é o preconceito com nordestinos? XD
    q-
    Sim, concordo. As pessoas realmente se entregam a idéias dos outros sendo criticando ou sendo politicamente correta. Afinal, grande parte de todos não tem personalidade definida.

    Ótimo Blog :*

    ResponderExcluir