30 de dezembro de 2011

Um post sobre realização profissional.

Estando a um dia do fim do ano, enquanto todos estão fazendo retrospectivas deste ou listas para o próximo, eu não pude deixar de refletir sobre os acontecimentos dos últimos 365 dias: entre mudar de cidade, morar sozinha, fazer faculdade etc, ainda tive a oportunidade de por em prática uma das top 3 motivações que me fizeram seguir na carreira de produção audiovisual: a possibilidade de mudar (mesmo que um pouquinho) a vida das pessoas.

Foi durante o estágio lá na Vídeo Base, que pude participar do Curta e Aprenda. O projeto, que não possui fins lucrativos, surgiu de uma parceria entre a produtora e a Fundação Educar com o objetivo de dar às crianças e adolescentes partcipantes, um primeiro contato com a produção de vídeos. Na pratica, os meninos tem uma aulinha sobre o processo de criação e sobre o que é e como funciona cada equipamento, e depois põe a mão na massa: ajudam a escrever o roteiro, atuam e participam ativamente nas gravações, resultando em um curta-metragem.
No começo, tudo o que se passava pela minha cabeça era como seria possível controlar 30 jovens soltos pelo set e como produzir um curta com eles em menos de uma semana! Bom, as respostas para essas perguntas vieram à medida que os dias passaram: o interesse deles no projeto era tão grande que manter a atenção e fazer as coisas funcionarem não foi (tão) difícil. E mais do que isso, no fim das gravações o carinho que recebemos de volta foi imensurável.

Mais do que portfólio ou visibilidade, o que se ganha com esse projeto vem da troca de experiência.


Curta metragem realizado na terceira edição do projeto Curta e Aprenda


Entre uma infinidade de outras produções que buscam alguma mudança direta e ativamente, ainda deixo como dica o documentário Escola de Bambu do jornalista Vinícius Zanotti (leia mais aqui), e o premiado Lixo Extraordinário do diretor Lucy Walker (mais aqui).

6 comentários:

  1. Nossa, que legal. Gostei muito da fotografia do documentário, da qualidade das imagens, da filmagem, enfim, ficou muito bom. Vou mostrar ao meu namorado, que faz cinema e audiovisual.

    Qual foi a câmera que vocês usaram? Uma Canon 5D Mark II?

    Olha, tenha um feliz 2012 :) E quero ver mais produções por aqui, ok?

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. ele faz cinema na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) de Vitória da Conquista (nossa cidade); é um curso novo; e a terra de Glauber Rocha precisava de um curso desse, né? rs

    Ah, ele comprou uma canon t3i recentemente. Estou amando brincar com ela, rs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana! Q bom q vc gostou do meu blog! Fico muito feliz, pois a ideia, quando iniciei, era ser exatamente o que descrevestes, uma ferramenta para quem estuda TV e marketing. Espero q seja útil p vc.
    Fica a vnotade para fazer sugestoes de pauta viu? Estou sempre atrás de temas novos e relevantes. Abraco! :-)
    Sheron.

    PS: Agora tem também a fan page no Face, o que torna mais fácil de seguir se quiseres: http://www.facebook.com/pages/Meditations-in-an-Emergency/147134732032504

    ResponderExcluir
  4. Acheii muito bommmm!
    Adorei o post, está ótimo!!!!!

    Tenha um ótimo domingo e começo de semanaa
    beijos ;**

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana o projeto, e o curta ficou muito bacana mesmo, super bem produzido! Eu estudei audiovisual na UFSCar, e quando a gente entrou na graduação ainda não eram tão populares essas câmeras que filmam em HD ... quanta diferença dos nossos primeiros trabalhinhos feitos em DV! Trabalhei em projetos parecidos (não com a mesma qualidade de estrutura) e é realmente muito difícil e ao mesmo tempo delicioso e recompensador!
    Parabéns - pelo post e pelo blog, do qual que gostei bastante.
    Bjão
    Anna

    ResponderExcluir